“Para crescer o cabelo mais rápido, devemos sempre cortar as pontas?”

Mito ou verdade ???

MITO

Ficou chocada ??

Outro dia fui ao dermatologista com meu noivo, porque ele está ficando com entradas indesejáveis na testa, ou seja, breve começo de uma pessoa que irá ficar calvo. (Isso está sendo muito traumatizante para minha pessoa !). Dentre algumas explicações sobre bulbo capilar, o médico indagou nos dizendo que o que faz crescer o cabelo é o bulbo da fibra capilar, ou seja, o bulbo se localiza na raiz e não nas pontas. Não faz sentido nenhum, a platônica frase que temos que cortar as pontas para o cabelo para que ele se fortaleça e cresça mais rápido. Muitos médicos dermatologistas afirmam que essa é uma grande MENTIRA e não acelera o crescimento de maneira nenhuma e não os deixam mais fortes.

A questão é, se você cortar os fios do cabelo melhora o aspecto dele em si, pois evita que ele fique com pontas duplas deixando-o com um aspecto saudável e bonito.

Se você quer ter madeixas gigantes vai uma dica de quem tem cabelo comprido, a solução é apará-las a cada seis meses. Eu só corto minhas madeixas, duas vezes ao ano, e com muita dor no coração, se tem uma pessoa que tem dó de cortar o cabelo essa pessoa sou eu. (Prazer Carolina!)

Acredito que isso seja um sério problema psicológico, porque nunca vi uma pessoa sentir tanto amor pelo cabelo assim. E quando vou ao salão sempre tiro apenas uma pontinha, é desse jeito que consigo deixar meu cabelo bem comprido. Não me imagino de cabelo curto, acho que não combina comigo porque como tenho o rosto fino. 

Mas de uma coisa eu sei, fique ciente que as pontas podem ficar feias no final desse período e ele pode não crescer tanto quando você espera. Pois afinal, cada pessoa tem um organismo diferente, uma alimentação diferente e lógico o seu bulbo capilar pode não ser tão eficaz e rápido assim.

A vida de um fio de cabelo dura entre o período de dois a seis anos, nesse tempo temos o crescimento, a queda e o repouso. Portanto, pode ser que o período em que você esteja não seja o de crescimento. Lógico que o cabelo cresce! Mas não tanto quanto você espera. Quantas pessoas não ouvimos dizer que o cabelo cresce muito pouco ou outras que o cabelo cresce rápido demais. Tudo é questão do ciclo do cabelo e como já falamos da alimentação.

Vou colocar aqui algumas dicas de alimentos para quem tem o cabelo fraco, sem brilho ou aquele cabelo que demora mil séculos para crescer.

Fios crescem muito devagar


Deficiência*
Manganês, ácido graxo e ômega 6.

Alimentos que suprem a deficiência
Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.

Cabelos secos e quebradiços


Deficiência*
Ácido linoléico, iodo, vitamina A, vitamina C, proteínas, cobre, zinco.

Alimentos que suprem a deficiência
Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, queijos, leite integral, manteiga, gema de ovo, cebola, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, fígado, frutas cítricas e hortaliças cruas

Fios finos, sem brilho e sem vida


Deficiência*
Cobre, zinco e proteínas.

Alimentos que suprem a deficiência
Carnes magras, fígado, peixes variados, frango, ovo, trigo integral, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim e ervilha.

Bom, espero ter ajudado alguém como essas dicas, e cortar o cabelo todo mês para crescer mais rápido É MENTIRA !!!

Para quem gosta de produtos para os cabelos temos uma página no blog AQUI com muitas de resenhas de produtos.

Com que freqüência vocês cortam o cabelo ?

Siga o blog nas redes sociais:

INSTAGRAM – FACEBOOK – YOUTUBE – TWITTER 

40 thoughts on ““Para crescer o cabelo mais rápido, devemos sempre cortar as pontas?”

  • Reply julia campos 28/04/2011 at 1:11

    adorei sa dicas ,mas nao responderao a minha pergunta,adoro detona!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Reply Carol 16/06/2013 at 12:56

      Oi Julia que bom que gostou!!! UHULLLL <3

  • Reply chris 30/07/2012 at 14:44

    ótimas dicas ,me ajudaram muito, minha cabeleira por exemplo sempre que vou ao salão ela me fala “corta o cabelo pra ele crescer mais rápido” rsrsrs

    • Reply Carol 16/06/2013 at 12:57

      eu também passo por isto ,ams onde eu estou indo agora eles não falam nada!! Já sabem disto!! 🙂

  • Reply sthefany 24/01/2013 at 15:35

    Pois é meu cabelo não cresce nunca mas vou ver o que acontece se seguir as dicas, obrigada estava mesmo precisando de umas dicas .

    • Reply Carol 16/06/2013 at 12:57

      Oi flor, que bom que gostou!!! Amei que deixou sua opinião aqui !!!

  • Reply Anne 16/06/2013 at 13:06

    Traumatizante o fato dele estar perdendo cabelo? Que dramática! Adoro seu blog mas chamar isso de traumatizante é no mínimo estranho.

    • Reply Carol 16/06/2013 at 13:10

      Oi Anne é só modo de falar exageradamente…. liga não!!! Obrigada por gostar do blog… 🙂

  • Reply Lara Sousa 16/06/2013 at 13:06

    Gente me identifiquei demais com você! kkk
    Sempre que vou no cabedeleiro é um sofrimento
    odeio ter que cortar pq também amo meus cabelinhos longos!

    • Reply Carol 16/06/2013 at 13:16

      Que tudooooooooooo Lara adoreiiii!!!! Você igual a mim!! Adoreiiiiiiiii

  • Reply Amanda Mansur 16/06/2013 at 13:09

    Realmente não faz o cabelo crescer, mas pense no caso de uma pessoa com muitas pontas (duplas, triplas, quádruplas…) se ela não aparar as pontas nem um dedinho a cada 3 meses, o cabelo vai quebrando, quebrando… até que não se nota o crescimento de tanta irregularidade nas pontas.
    Digo isso pois já tive o cabelo muito loiro… e vc sabe que cabelo assim não é facil.

    Beijos =*

  • Reply Mayara 16/06/2013 at 13:11

    Sempre imaginei que isso fosse bobeira.
    Por isso q corto o meu cabelo uma vez por ano..
    Morro de ciumes do meu cabelo. Sendo capaz de chorar se cortarem mais de 2 dedos. :/
    Amei as dicas.
    bjos

  • Reply Thamires 16/06/2013 at 13:12

    eu corto de quinze em quinze dias, pq meu cabelo é curtinho e cresce muuuuito rápido.

  • Reply Sabrina 16/06/2013 at 13:50

    O envolvimento de que cortar as pontas faz o cabelo crescer é que com as pontas fracas, com pontas duplas, seu cabelo tende a quebrar fazendo com que as pontas afinem e seu cabelo pareça menor. Dai por mais que cresça seu cabelo em cima, em baixo parece sempre o mesmo comprimento. Quem é loira já deve ter passado por isto, ver a raiz crescer e seu comprimento do cabelo igual!

  • Reply Bárbara 16/06/2013 at 14:15

    Oi Carol tudo bem ? Adorei as dicas dos alimentos! Faço luzes nos meus cabelos com frequência, e tenho percebido que perdi muuuuuito o volume dele, sinto que agora ele está ”ralo”. Estou com medo disso! Muitos me falam que é por causa do uso excessivo das luzes e me orientaram a parar de pintar e cortar o cabelo. Cortei e agora quero morreeeeer! O que faço ? Beijos

  • Reply Dalila 16/06/2013 at 15:17

    Nunca tive medo de cortar meus cabelos, já tive cabelo de todos os tamanhos e ele sempre cresceu muito. Hoje ele esta na cintura, e acreditem a um ano e meio eu tinha ele pouco abaixo do ombro. Nuca usei nada para acelerar o crescimento, apenas como bem, sempre verduras, leite, frango e carnes magras, também hidrato bem os fios. Não tenho dó nenhuma de cortar, pois sei que ele cresce. Mais percebo que quando tranço por um certo tempo, ele ainda cresce um pouco mais rapido.

  • Reply denise 16/06/2013 at 15:28

    Monovin-a faz o cabelo crescer

  • Reply Priscilla Evelli 16/06/2013 at 17:28

    Eu comecei a usar no meu cabelo shampoo que eu vi a receita na internet. Chama shampoo bomba, faz com B- pantol ( encotrado em farmacia) e Monovin A( encontrada em loja de animais), o monovin A é vitamina A pura para uso injetavel em cavalos, ela ajuda a fortalecer o fio e crescer. Pode parecer meio loucura mas funciona … meu cabelo tava caindo muito e crescendo pouco…e hoje parou de cair e ta crescendo bem … =D

    • Reply josiane baessa 18/06/2013 at 12:56

      Me fala como faz, ja ouvi falar sobre essa vitamina e todos falam mto bem delas, me responde e mail jbaessa2008@hotmail.com obrigada!

    • Reply Louise D. Lorenzoni 09/07/2013 at 16:06

      Ouvi falar dessa vitamina de cavalo …. mas já ouvi falar também que não pode ser usada por muito tempo pois pode prejudicar nossa saúde !!!!! Mas todas que usam só falam muito beem ….

  • Reply Kalinka pg 16/06/2013 at 18:35

    Na verdade não é mito, é que conforme seu cabelo cresce, tem mais pontas quebradiças e fracas, com elas a chance de quebrar um pedaço ainda maior do cabelo é grande, portanto, se você cortá-las, reduz a chance de arrebentar aquele pedacinho de cabelo. Claro, não resolverá se você não começar a cuidar das pontar “novas” (aquelas que ficaram depois de você cortar), pois se você não trata-las acabarão tão secas e quebradiças quanto as outras, fazendo com que você precise cortar de novo dentro de algum tempo.

  • Reply josiane baessa 18/06/2013 at 12:53

    Vai na farmácia e compra colágeno em cápsulas, vcs vão esta resolvendo tudo de uma vez so. tomo duas todos os dias, é bom pra cabelo, unha, pele, e custa 10.00 com 50 capsulas.

  • Reply Camila 18/06/2013 at 13:01

    Na verdade criou-se esse mito de que para o cabelo crescer tem que cortar, quando na verdade não interfere em nada, o que acontece é se não aparar o cabelo aparecem as pontas duplas e o cabelo quebra com frequência, ou seja o cabelo tá crescendo mas não tá tendo cumprimento pq ta quebrando, daí a sensação de que o cabelo não cresce.

  • Reply Helen 18/06/2013 at 13:03

    Oi Carol, gostaria de saber o nome e o endereço do dermato que vcs foram.
    Obrigada flor, aguardo resposta. Beijo

  • Reply Fernanda Martins 18/06/2013 at 13:08

    Olá Carol, nossa penso da mesma forma que você, já cortei bem as pontas uma época do meu cabelo chorei um mês, nunca mais cortei desse jeito e ele cresceu bem…. adorei suas dicas!!!

  • Reply Tayla 18/06/2013 at 13:11

    Eu acho que amo meu cabelo mais que voce, nao corto ha mais de 2 anos. Nem as pontas!! Muito apegada… hauhauahuahaua tai a foto! https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/302772_546569858714948_1690426128_n.jpg

  • Reply Drica Silveira 18/06/2013 at 13:55

    Estou usando minoxidil 5 % e estou gostando do resultado também! Além de hidrata-lo 2 vezes por semana 😀

  • Reply arminda 18/06/2013 at 15:21

    Amei, gostaria de saber mais pois meu cabelo não cresce… Grata!

  • Reply Fernanda 20/06/2013 at 4:28

    Prazer, Fernanda e tbm tenho MUITA dor no coração, dó mesmo de cortar o cabelo. Briga total com a mãe haha

  • Reply Maria Clara 24/06/2013 at 14:32

    Olá! Eu também odeio cortar meu cabelo, mas o meu problema é que eu faço de meses em meses escova progressiva e toda vez logo depois que eu corto voltam as terríveis pontar duplas.
    Elas já estão de volta novamente, mas isso deixa meu cabelo longo e quando corta fica muito curto e eu me acho horrível com cabelo curto. O que acha que devo fazer pra não precisar cortar mais uma vez?

  • Reply Carol 24/06/2013 at 14:39

    Adoreeii!!! EU tbm, tenho SUPER DÓ de cortar minhas madeixas 🙁
    Uma dica que eu dou e realmente funciona para eles crescerem lindos e rapidamente, é ir numa farmácia de manipulação e pedir cápsulas que ajudam no crescimento dos fios, e realmente funciona!! cresce super rápido e é um preço acessível a todos!! Agora o lado ruim, é que ativa também o crescimentos dos pelos do corpo… mas nada que a depilação não resolva!! Uso e Recomendo meninas!!

  • Reply Mirian 24/06/2013 at 15:04

    Eu quase MORRO quando vou cortar meu cabelo,tanto que sempre fico de costas para o espelho. Pois é Carolina,somos duas pessoas que compartilham do mesmo sofrimento rsrs.
    Eu demoro mil anos para cortar o cabelo,e “exagero” na hidratação , e graças a Deus meu cabelo cresce muuuuuuuuuuuuuuito rápido.

  • Reply Aurélya 27/06/2013 at 16:19

    Eu tb tenho cabelo comprido. Corto de 6 em 6 meses
    E com muita dó no coração!

  • Reply Kamilla 27/06/2013 at 16:45

    Achei que era só eu a louca que adora fugir de cabeleireiro!!! hahaha … Super me identifiquei com vc!!!
    Meu cabelo é super comprido, e corto 2 vezes no ano e olha lá!
    Tenho muito dó, toda vez que vou cortar tem que começar um processo psicológico uma semana antes para deixarem cortar, e não posso olhar os cabelinhos no chão, é muita tortura!!! rs
    Exageros à parte, concordo que quem quer ter cabelo longo, não tem que ficar cortando o cabelo toda hora, e sim cuidar das pontas. Dica: óleo de argan é tudoo na nossa vida, qualquer creme que tenha ele ajuda!!!

  • Reply Larissa 27/06/2013 at 18:09

    Uau , não sabia adorei a dica , muito obrigado ajudou bastante !

  • Reply Louise D. Lorenzoni 09/07/2013 at 16:02

    Adoro seu blog Carol. Eu corto meu cabelo mais ou menos de 2 em dois 2 meses e senti muita diferença no comprimento dele depois disso. No meu caso o problema era a cabeleireira sabe ??!!! Pedia 1 dedinho e ela entendia 1 palmo de cabelo. Por isso meu cabelo nunca crescia. Agora corto com minha tia que tira até menos do que peço e meu cabelo melhorou até o aspecto. Importante na saúde do nosso cabelo, também, é se identificar com o profissional do salão. Isso mudou RADICALMENTE meus cabelos. =D

  • Reply Ilana 24/07/2013 at 15:46

    Nossa gente meu cabelo é ótimo pra crescer! Acho que por isso sou super desapegada, corto tdo mês se possível. Meu cabelo estava quase que pegando na bunda e cortei ele no ombro, sem dó nem piedade. O que achava mais engraçado era todo mundo: ” Vc é mto corajosa! Eu não teria coragem nunca!” Acho engraçado tdo esse apego a cabelo! rsrs

  • Reply bekii 24/07/2013 at 18:56

    gostei das dicas mais eu queria saber se chapinha impede do cabelo crecer

  • Reply Anny 07/08/2013 at 14:14

    Nao é dramatico dizer que é traumatizante, cada um tem seus sentimento diante das situações, ate pq vc que é apaixonada pelo seu cabelo, ver seu namorado perdendo o dele, deve ficar “louca” mesmo. Adorei as dicas, ao contrario de voce, eu nao vivo sem cortar meu cabelo, adoooro cabelo curto. Corto e quero logo que cresça pra eu cortar de novo, rs. Mas estou pensando em mudar para os longos, como antigamente. . . Vou seguir as dicas, ate pq acho que me cabelo demora a crescer, rs! Obrigada!

  • Reply pamela 19/05/2014 at 11:48

    Bom , qual a dica pra fazer o cabelo crescer mais rapido . Cortei o meu cabelo curtinho sendo que ele era nas costas . E agora faço td pra ele crescer logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *