4 Maneiras de combinar os Vestidos das Madrinhas

Diante de todos os detalhes do casamento, você talvez não tenha se preocupado com a roupa das madrinhas. O papel delas é de destaque na festa, deve ser exaltado (sem competir com a noiva, claro) e diferenciado dos demais convidados. Já reparou aquelas fotografias lindas no pinterest, onde as madrinhas e noivas estão em perfeita harmonia e nada parece fora do lugar?  Nelas, pode-se notar que há uma preocupação com os trajes das madrinhas, para que combinem entre si e não chamem mais atenção do que devem.

Algumas noivas deixam o traje dos padrinhos e madrinhas a cargo dos próprios. No entanto, cada madrinha tem uma personalidade e gosto diferente e quer ter seu brilho e destaque, algumas gostam de cor de rosa, outras preferem azul, algumas cores claras, outras preferem cores mais chamativas. Tem as que gostam de usar vestidos curtinhos e mais decotados (estes, com certeza não são ideais para essa ocasião, mas, se você não está padronizando as madrinhas, não tem como controlar a roupa que elas vão usar) e as clássicas que vão optar sempre pelo longo. Isso gera uma certa falta de harmonia visual nas fotos, no altar e no conjunto das madrinhas juntas.

No casamento americano, é tradição padronizar os trajes das madrinhas. Isso faz com que elas não destoem da decoração, nem da noiva e, muito menos, entre si. Existem 4 formas de “padronizar” as madrinhas, confira quais são:

Nesse estilo de padronização, as madrinhas usam basicamente o mesmo vestido, mudando somente o tamanho de cada uma. Este é o mais comum no exterior. No Brasil, por ser pouco conhecido e a maioria das mulheres ter um probleminha no fato de se vestir igual a outra, ele ainda não foi muito difundido. No entanto, dessa maneira todos os presentes vão saber diferenciar, só de olhar, quem é madrinha e quem não é, o que dá um bom destaque às escolhidas. Algumas madrinhas, que não estão a par das tendências no mundo dos casamentos, podem considerar um absurdo o seu pedido para que usem o mesmo vestido. Nesse caso, não abra mão do seu desejo. Explique como funciona, mostre fotos, com certeza elas irão entender. Saiba como contar para suas madrinhas que deseja participar na escolha de seus vestidos aqui.

Outro modo muito legal de vestir as madrinhas é usando o mesmo tecido e cor, com modelos diferentes. Nesse caso, você pode presenteá-las com o tecido e cada uma cria o vestido que preferir. Você pode dar especificações como comprimento longo ou curto, tipo de alças… Outra opção muito boa: dê um vestido pronto e deixe que cada madrinha personalize as alças do seu, como os azuis da foto acima.

Vestidos de mesmo corte e cores pasteis diferentes. Ficam lindos juntos e podem ser de vários tons, assim, cada madrinha pode ter sua cor preferida (em um tom pastel). O importante é as cores ficarem bem juntas e serem claras. Se você quiser um tom mais forte, melhor usar o mesmo para todas.

Uma regrinha muito importante se você quer usar cores diferentes nos vestidos das madrinhas: pense em algo monocromático (vários tons da mesma cor) ou cores em tons pastéis. Nada vibrante. Confira algumas utilizadas nos vestidos das fotos:

A regra das cores se aplica novamente nesse conceito. A diferença, é que os modelos também são diferentes. Apesar de não diferenciar as madrinhas do restante dos convidados, na hora da foto, devido as cores combinarem, a harmonia continua. Este é mais indicado para aquelas que vão ter dificuldade em padronizar mais as madrinhas. Mas, é importante que o comprimento seja o mesmo.

Não deixe de se preocupar com esse detalhe. As madrinhas formam um conjunto no casamento. Juntas, fazem parte do visual das fotos e do momento que vai ficar para a história. Se você também acha importante dar atenção a isso, escolha um dos modos de padronização e divirta-se com suas madrinhas selecionando os vestidos!

Post por Revista Mariée Noivas – Facebook AQUI / Site AQUI

3 thoughts on “4 Maneiras de combinar os Vestidos das Madrinhas

  • Reply Gisele 10/02/2014 at 21:23

    Carol, vi no vídeo do seu casamento que vcs fizeram votos um ao outro. Vc poderia fazer um post explicando pra nós como foi? Se é necessário pedir autorização ao padre, em que momento da cerimônia foi etc..
    Beijão

    • Reply Ana Luisa 12/02/2014 at 3:30

      Me intrometendo…Isso vai depender da tua igreja e quem irá fazer a Cerimônia. No meu casamento (sou Luterana), o Pastor perguntou se nós queríamos fazer nossos votos ou usar o Cerimonial pronto da Igreja. Acredito que você precisa conversar e ver as regras de sua Igreja.

  • Reply Ana Luisa 12/02/2014 at 3:33

    Vou ser madrinha em Setembro e a noiva tinha comentado comigo sobre usar a mesma cor nas Madrinhas, mas cada uma escolhendo o modelo do vestido. Como esperado, só eu, do total de 8 madrinhas, topou a ideia. Infelizmente, casamento no Brasil está muito concretado como deve ser. O que aparece de diferente é algo que já caiu no modismo, como joga um sapo ou um São Francisco em vez de bouquet para as solteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *