Filmes que falam sobre feminismo na Netflix

Feminismo é assunto um tanto polêmico, obviamente que não é um tema recente, mas este assunto está sendo muito falado atualmente e há uma explicação muito simples pra isso. Com a chegada das redes sociais foi uma grande oportunidade para que grupos de mulheres se encontrem e falem abertamente sobre como se sentem no mundo em que vivemos, dividindo questões como os assédios nas ruas, relatando estupros, situações de desvalorização no mercado de trabalho, e muito mais. O empoderamento feminino vem crescendo bastante, porém, ainda há muito do que se conversar. Hoje eu trouxe um pouquinho desse assunto aqui pro blog para quem quer começar a entender melhor sobre o movimento. Abri este espaço pra gente começar a discutir ideias, indicar filmes e livros de forma sábia e saudável, vamos juntas?

Pra começar é importante a gente saber definir o feminismo.

O Feminismo é um conceito que surgiu no século XIX. Se desenvolveu como movimento filosófico, social e político. Sua principal caraterística é a luta pela igualdade de gêneros (homens e mulheres), e consequentemente pela participação da mulher na sociedade.

Foi e é um movimento lindo, as ativistas femininas da época fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direitos ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela proteção de mulheres e garotas contra a violência doméstica, o assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.

Neste site (aqui) tem um texto muito bacana da jornalista Rafaela Marques explicando à risca o que é o movimento feminista, vale muito a pena a leitura. Aliás o que não falta aqui na internet são informações importantes sobre o feminismo, por isso vou alguns filmes e documentários que tem na Netflix:

  • Frida Kahlo:
    Um dos filmes mais famosos sobre feminismo conta a história de Frida Khalo (Salma Hayek), uma das principais artistas do México, e um dos grandes nomes do feminismo.

  • She’s Beautiful When She’s Angry 
    É um documentário que mostra as mulheres revolucionárias dos anos 60 que criaram o movimento feminista.

  • Histórias Cruzadas
    O filme conta a história de empregadas domésticas negras. Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

  • Kill Bill
    A ex-assassina conhecida apenas como “A Noiva” acorda de um coma de quatro anos decidida a se vingar de Bill, seu ex-amante e chefe, que tentou matá-la no dia do casamento. Ela está motivada a acertar as contas com cada uma das pessoas envolvidas com a perda da filha, da festa de casamento e dos quatro anos da sua vida. Na jornada, “A Noiva” é submetida a dores físicas agoniantes ao enfrentar a inescrupulosa gangue de Bill, o Esquadrão Assassino de Víboras Mortais.

  • The Hunting Ground
    O documentário The Hunting Ground denuncia a onda de ataques sexuais a alunas em algumas faculdades americanas e a tentativa dos funcionários de encobrir os crimes.

E aí já assistiu algum desses? Deixe aqui no comentário alguma dica de leitura, livros ou filmes sobre feminismo, vamos conversar sobre este assunto!

Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *