Cerâmica ou Azulejo Português?

“A cerâmica vitrificada azul e branca de Delft, conhecida em todo o mundo, foi desenvolvida a partir da Maiólica e introduzida na Holanda pelos ceramistas italianos que imigraram para cá no século XVI. Eles se fixaram ao redor de Delft e Haarlem e faziam azulejos de parede adotando os motivos decorativos holandeses de animais e flores.
Nos 100 anos seguintes, o comércio com o Oriente trouxe amostras da delicada porcelana chinesa, e o mercado da Maiólica mais grosseira faliu. Por volta de 1650, os ceramistas da região já haviam adotado o modelo chinês e desenhavam belos pratos, vasos, tigelas com paisagens holandesas e cenas da bíblia. Em 1652, De Porceleyne Fles era uma das 32 cerâmicas prósperas de Delft. Hoje, é a única original em produção e está aberta a visitas guiadas”
(Texto extraído do Eyewitness Travel Guide – Amsterdam, publicado originalmente em 1995)

Tudo começou em um desfile de Roberto Cavalli e Valentino, mas caiu no gosto de todo mundo e tá aparecendo cada vez mais nas araras e vitrines por aí. E, é claro, pra nossa felicidade, já bombando nas fast fashion da vida.

A estampa costuma ter arabescos, flores e outras imagens em azul e branco, mas às vezes tem alguma outra cor junto, como o preto, por exemplo. Ela é delicada e fica ótima em looks inteiros, como macacões ou conjuntinhos. Para quem não quer chamar tanta atenção, um blazer ou camisa com a estampa podem ser uma boa pedida. Selecionei algumas fotos para vocês, vejam:

O que acharam desta tendência? Você usaria?

Siga o blog nas redes sociais:

INSTAGRAM – FACEBOOK – YOUTUBE – TWITTER

2 thoughts on “Cerâmica ou Azulejo Português?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *