LET´S RUN

O problema de misturar a corrida ao sedentarismo está no enorme impacto nos joelhos, quadril e tornozelos despreparados para isso. Esse problema aumenta mais ainda quando temos que carregar excedente de peso.

Quando o sedentário inicia um programa de corrida de uma hora pra outra, está sujeito a lesões por causa desse esforço, pois o corpo não está adaptado a ele. Geralmente o cara acorda um dia, resolve ser corredor e corre. Esquece que é feito de carne e osso e acha que nada de mal vai acontecer. Realmente em muitos casos não acontece nada de ruim, mas não é por isso que vamos arriscar. Não dá pra virar Forrest Gump do dia para a noite.

Pensando nisso, vamos orientar 3 atitudes simples que vão minimizar o risco de lesão para sedentários que resolveram abandonar o sofá e abraçar a corrida.

ADAPTAÇÃO: O ideal mesmo é fazer musculação algum tempo para fortalecer e estabilizar as articulações. Mas, se o seu negócio não é ferro, comece caminhando algumas semanas (2 ou 3). Após esse período de caminhada, inicie trotes leves de 1 a 3 minutos, com intervalos caminhando (3 a 5 minutos). Aos poucos vá diminuindo os intervalos e aumentando o tempo do trote, mas não aumente a intensidade da corrida.

Antes da corrida, os motores dos carros de F1 já estão ligados e devidamente aquecidos. Até os pneus estão cobertos para manter a temperatura ideal. Nosso corpo é do mesmo jeito. O aquecimento favorece o aumento da performance da corrida  e prepara os tecidos corporais para o exercício. Não tenha pressa, alguns minutos de aquecimento não vão te matar. Inicie caminhando durantes 5 a 10 minutos, então comece um trote leve por mais uns 5 e só aí comece a soltar as pernas e correr de verdade. Se não tiver nenhum cachorro bravo atrás de você, respeite o aquecimento.

O corpo demora algum tempo para criar as devidas adaptações ao esforço. No início recomendamos no máximo correr um dia sim e outro não. Compreendo que a maioria das pessoas quer tirar o atraso de uma vida de sofá correndo a semana inteira logo de início, mas essa não é uma atitude saudável. Você logo estará pronto para correr todos os dias, não pule etapas.

O imediatismo é a principal causa de lesões em atividades físicas. A ganância de querer se achar pra todo mundo dizendo que começou a correr essa semana e logo no primeiro dia fez 10k é idiotice. Tome cuidado com o seu corpo, ele não tem garantia e é o único que você tem.

  1. Post por Leandro Osti – Blog Ácido Lático AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *